Febre: quando deve ser motivo de preocupação?

A febre não é uma doença, e sim um sinal de que nosso corpo está tentando combater alguma ameaça, como infecções por vírus ou bactérias, que por vezes, pode ser até mesmo um simples resfriado.

Eu sei que nenhuma família quer ver seu filho com febre, afinal, em muitos casos ela pode causar bastante indisposição. E é conforme o mal-estar do seu filho que ele deve ser medicado.

Porque nem sempre a febre é motivo de preocupação. Então abaixo vou listar alguns motivos que devem, sim, acender um sinal de alerta em relação ao aumento da temperatura corporal:

– Bebês recém-nascidos e até 3 meses de vida;
– Febre alta acompanhada de letargia, apatia;
– Dificuldade respiratória;
– Convulsões, confusão mental ou sonolência excessiva;
– Manchas arroxeadas na pele;
– Irritabilidade e choro inconsolável.
– Febre persistente por mais de 72horas.

A criança conforme seu estado geral e os sintomas que apresenta é quem precisa ser medicada, e não a febre em si somente pela temperatura. Ou seja, é necessário observar os comportamentos do seu filho para medicar.

Há muitas crianças que podem estar com algum quadro viral, apresentando aumento temperatura, mas estando ativas, brincando, com apetite e sem nenhuma outra alteração, não necessitam de medicação.

Observação: se o seu filho tiver algum quadro crônico de saúde, desconsidere a lista acima e procure pelo atendimento médico imediatamente.

Sempre converse com a pediatra que acompanha seu filho.

Com carinho, Isadora 💕
Pediatra CRM 35621