Dentes nascendo, salivação, febre, diarreia: será que tem relação?

O nascimento dos dentes pode causar uma bagunça na rotina da casa. O bebê passa a demonstrar muita irritabilidade, choros sem outro motivo aparente e até mesmo o sono, que nessa fase já pode estar bem regulado, sofre algumas alterações.

Mas e a febre? Muitas famílias afirmam que o nascimento dos dentes vem acompanhado de episódios de febre, no entanto a medicina afirma que não há nenhuma evidência que comprove essa relação. O que acontece é que esse período pode coincidir com outras circunstâncias, como início da vida escolar, muito contato com outras crianças e maior exposição a vírus.

Outro fato importante que também não indica nascimento de dentes é a diarreia. Apesar de os pais notarem que as duas situações acontecem de forma simultânea, o motivo provável para a diarreia é a contaminação do bebê pelo fato de levar muito mais as mãos e objetos à boca durante o período em que os dentes estão nascendo.

E também vale a pena lembrar: bebê bem novinhos, entre 2 a 3 meses que estão a toda hora tentando colocar a mão na boca estão apenas na fase oral, descobrindo o mundo através da boca. Ou seja, não é indicativo de dentes nascendo. É uma fase natural de exploração.

Como foi com seu bebê? Você notou algum desses sintomas junto ao nascimento dos dentes?

Com carinho, Isadora
Pediatra CRM 35621
Neonatologista RQE 28717

Deixe um comentário